NOTÍCIAS


Novo sensor de monitoramento prevê quando o diabético terá hipoglicemia

Elas têm apenas 24 anos, são lindas, trabalham como influenciadoras e convivem com a diabetes e suas complicações. Uma desde os 8 anos de idade e a outra descobriu a doença aos 19. O bate papo com Helena Paradela e Larissa Faleiro de Moraes aconteceu no Espaço Janela, em São Paulo, na quinta-feira (23), durante o lançamento do sistema de monitoramento de glicose – CGM, o Accu Check SmartGuide, que antecipa as quedas ou altas de açúcar no sangue, com alertas em tempo real e ajudam o paciente antes de possíveis crises, inclusive á noite. Trata-se de um sensor com o uso de inteligência artificial que fica acoplado ao braço durante 14 dias e a pessoa leva a vida normal.
O evento foi apresentado pela jornalista Adriana Bittar e participaram o endocrinologista Marcio Krakauer, diretor regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), e a gerente de marketing do Laboratório Roche no Brasil, Vanessa Brito. O médico falou sobre a diabetes e a importância do produto no mercado e Vanessa de como a inteligência artificial foi usada na confecção do CGM. Ele explicou que a predição se baseia em dados, e não em suposições, permitindo uma abordagem mais preventiva. “Os sensores são os olhos do diabetes, é como conseguimos enxergar o que está acontecendo no corpo e, com esses novos, o que ainda vai acontecer. As pessoas melhoram o seu controle, reduzem os casos de hipoglicemia e melhoram a qualidade de vida”, diz o médico.

Veja como o equipamento funciona

Gerente de marketing da Roche no Brasil há 16 anos, Vanessa Brito explica como funciona o CGM. “É um sensor de glicose que funciona por 14 dias e tem comunicação Bluetooth. A gente vai trabalhar a princípio para pacientes acima de 18 anos. Ele se comunica com o aplicativo Smart WorkCheck Smart Guide App que recebe as informações do sensor via Bluetooth. Vai receber todas as informações do sensor de glicose e todas as informações como variabilidade glicêmica como setas de tendência e alarmes. Só que o grande diferencial da tecnologia é o aplicativo de previsão. São dois aplicativos que quando você passa a interagir eles se comunicam entre eles”.
De acordo com Vanessa, a usabilidade é muito tranquila. “Quando o paciente coloca, já recebe os dados do sensor, o aplicativo de predição. Ele recebe as informações e consegue trazer a predição de hipoglicemia, dando uma notificação 30 minutos antes de ela acontecer”. Outra função importante é que traz a predição de duas horas de glicose, principalmente no que tange à hipoglicemia noturna, o pavor de muitas pessoas com diabetes.

Depoimentos de quem convive com a doença

Após a explanação dos dois, houve um debate do qual participaram o médico, a psicóloga Priscila Pecoli, os atores Babu Santana, de 45 anos, Drico Alves, de 22, e a influenciadora Duda Dantas, de 26, esses três com diabetes. O ator Babu Santana descobriu a doença há cinco anos, pouco depois de sair do reality show. “Foi um Big Brother que chamou muita atenção. Então eu peguei muitas marcas, muito tudo. E eram 10 produtos por dia. A gente parava para comer uma pizza e tomar refrigerante. Comecei a perceber que acordava muito para urinar. E com a boca muito seca. Eu tomava três litros de água e a minha sede não passava. Pensei que fosse Covid, mas não era. Sentia cansaço, cãibra. Quando eu falei cãibra, ele ficou preocupado, que já era sinal da situação. Acabou que fiquei internado e descobri a doença”.
O ator teve o sensor colocado em seu corpo pelo médico Marcio Krakauer durante o evento e aprovou. “Faço peça, sou diretor do Nós do Morro, e estamos preparando o filme O Verão da Lata. Aí você vai para lá, vai pra cá, e, em qual o momento que eu paro para furar meu dedo? Com o sensor você dá dois toques no celular. É uma evolução porque além de ter a medição você vai saber como se preparar para não ter a hipoglicemia. É sensacional”, elogia




26/10/2025 – Juventude FM

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIOJUVENTUDE_OFICIAL

(32) 3462-7457

milton.juventude95@gmail.com
ZAP : (32) 98702-1883

NO AR:
REDE MARAVILHA 89.1 - JUVENTUDE FM