O Fluminense foi duramente castigado na noite desta terça-feira (16), em Buenos Aires, no primeiro duelo das quartas de final da Copa Sul-Americana. O time de Renato Gaúcho abriu mão de jogar ofensivamente e apostou em segurar o empate sem gols diante do Lanús, um adversário inferior tecnicamente. Mas a bola pune. Os tricolores foram derrotados por 1 a 0, com um gol de Moreno, aos 45 minutos do segundo tempo, em um contra-ataque.
Com o resultado, o Flu precisa agora vencer de qualquer maneira na próxima terça-feira (23), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã. Um gol de diferença apenas levará a decisão da vaga na semifinal para os pênaltis.
Antes, porém, a equipe comandada por Renato Gaúcho terá o Vitória pela frente, sábado (20), às 16h, no Barradão, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O jogo
A etapa inicial começou com maior ímpeto do Lanús, que teve a bola e buscou assustar o Fluminense. Os mandantes tentaram chegar, principalmente, pelo lado esquerdo do ataque – com a trinca Marcich, Marcelino Moreno e Salvio. Primeiro, Marcich finalizou por cima.
Depois, Marcelino Moreno e Salvio fizeram boa jogada e o camisa 10 chutou para fora. De novo em avanço pela esquerda, Guga quase mandou contra a própria meta em bate e rebate na área.
Com calma, o Tricolor passou a trabalhar a posse e cresceu na partida. Canobbio recebeu lançamento, dominou bonito e ajeitou para Nonato. O meio-campista, porém, foi bloqueado na hora da finalização. Após toque de letra de Everaldo, Hércules arriscou de longe e viu a bola passar perto da trave. Losada só acompanhou. Renê também tentou, mas chutou por cima.
Na volta do intervalo, o jogo ficou truncado, sem muitas chances para ambos os lados. Para dar maior gás ao Fluminense em busca da vitória, Renato Gaúcho sacou Bernal e Soteldo do banco de reservas. Martinelli e Kevin Serna deixaram o campo.
O castigo, no entanto, veio aos 45 minutos do segundo tempo. Depois de um escanteio mal batido por Acosta, o Lanús engatou um contra-ataque e Moreno chutou, quase caído, para marcar. A bola ainda bateu no goleiro Fábio e na trave antes de entrar.