O Botafogo largou na frente por uma vaga nas quartas de final da Libertadores. Com gol relâmpago de Artur aos 13 segundos do primeiro tempo, o Glorioso venceu a LDU, do Equador, por 1 a 0, nesta quinta-feira (14), no Nilton Santos, pelo jogo de ida das oitavas de final, e construiu vantagem para a volta.
Com o resultado, o Botafogo joga por um empate na próxima quinta-feira (21), às 19h (de Brasília), em Quito, no Equador, para avançar às quartas de final da Libertadores. Antes, o Glorioso volta a campo no domingo (17), às 20h30, contra o Palmeiras, no Nilton Santos, pela 20ª rodada do Brasileirão.
Botafogo faz gol relâmpago e sai na frente nas oitavas
O jogo foi intenso desde o primeiro segundo. Logo após o pontapé inicial, o Botafogo ganhou rapidamente a posse de bola, avançou para o ataque com Alex Telles. O lateral-esquerdo acertou cruzamento na medida para Artur, que completou na segunda trave para abrir o placar aos 13 segundos no Nilton Santos.
O gol com menos de um minuto deu tranquilidade para o Botafogo e forçou a LDU a mudar a estratégia. O time equatoriano precisou sair para o jogo e conseguiu equilibrar as ações. Cornejo quase fez um golaço de voleio, mas John salvou. Depois, Villamíl bateu de cobertura na saída do goleiro, mas Vitinho salvou.
Por outro lado, a LDU deixou espaços quando precisou sair. O Botafogo, no entanto, não aproveitou muito bem. O Alvinegro teve campo para avançar, mas errou muitos passes. Artur chegou a ter uma chance de ampliar o placar, mas Gonzalo Valle defendeu.
Já na etapa final, o jogo ficou mais equilibrado. A LDU teve a posse de bola no início do segundo tempo, mas esbarrava na própria limitação no último terço do campo. O Botafogo voltou a crescer após os 25 minutos e quase ampliou com Matheus Martins, mas Adé conseguiu bloquear o chute.
Nos minutos finais, o Botafogo parecia mais inteiro fisicamente e conseguiu espaços pelo lado. Arthur Cabral tentou uma finalização da entrada da área, mas Gonzalo Valle defendeu em dois tempos. Depois, Nathan Fernandes fez boa jogada pela direita, mas Joaquín Correa não conseguiu alcançar a bola.