A Câmara do Rio aprovou, nesta quarta-feira (13), o Projeto de Lei Complementar Nº 47/2025, que prevê a criação da Zona Sudoeste. O objetivo da proposta, de autoria do vereador Dr. Gilberto (Solidariedade), é promover melhorias para planejamento, políticas públicas e crescimento dos bairros que passariam a fazer parte da nova região.
São eles: Anil, Barra da Tijuca, Camorim, Cidade de Deus, Curicica, Freguesia, Gardênia Azul, Grumari, Itanhangá, Jacarepaguá, Joá, Praça Seca, Pechincha, Rio das Pedras, Recreio dos Bandeirantes, Tanque, Taquara, Vargem Grande, Vargem Pequena e Vila Valqueire.
Ou seja, o projeto excluiria outros bairros da Zona Oeste, como Campo Grande, Bangu e Santa Cruz.
O vereador Dr. Gilberto comentou os benefícios que a iminente Zona Sudoeste poderá levar aos bairros integrantes: “O projeto tem por objetivo orientar a expansão urbana; qualificar a distribuição geográfica da região e da população, trazendo alguns benefícios em termos de organização administrativa, de desenvolvimento urbano e social, de meio ambiente”.
Com a aprovação na Câmara, o prefeito Eduardo Paes (PSD) tem 15 dias úteis para aprovar ou rejeitar a proposta. Em caso de veto, o texto retorna ao Legislativo para uma nova votação, em que uma maioria absoluta dos membros poderá derrubar a decisão do Executivo.