NOTÍCIAS


Reprovação ao STF sobe e supera aprovação, aponta Datafolha

A avaliação do Supremo Tribunal Federal (STF) piorou entre os brasileiros nos últimos meses, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (5). O levantamento aponta que 36% da população consideram o desempenho da Corte ruim ou péssimo, enquanto 29% avaliam como bom ou ótimo. Para 31%, a atuação dos ministros é regular. O índice de desaprovação subiu oito pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, realizada em março de 2024, quando 28% reprovavam o trabalho do STF e 29% o aprovavam. Apenas 4% dos entrevistados disseram não saber opinar, mesmo percentual próximo aos 3% registrados anteriormente.

A pesquisa ouviu 2.004 pessoas de 16 anos ou mais, em 130 municípios, nos dias 29 e 30 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi feito antes da decisão do ministro Alexandre de Moraes que determinou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas dez dias após outras medidas restritivas contra ele, como o uso de tornozeleira eletrônica. Segundo o instituto, 55% dos entrevistados disseram apoiar a medida e acreditam que Bolsonaro planejava deixar o país.

Avaliação do Congresso e percepção de interesses próprios
A mesma pesquisa também revelou piora na imagem do Congresso Nacional. Para 35% dos entrevistados, o trabalho de deputados e senadores é ruim ou péssimo, percentual superior aos 23% registrados em março. A avaliação positiva caiu de 22% para 18%, enquanto 41% consideram a atuação regular, número menor do que os 53% observados anteriormente. Outros 6% não souberam opinar.
O levantamento também perguntou se os brasileiros acreditam que os poderes atuam mais em benefício próprio ou da população. A percepção predominante é de que os congressistas agem prioritariamente em interesse próprio, opinião compartilhada por 78% dos entrevistados. Apenas 18% acreditam que deputados e senadores atuam em prol da população. A Justiça brasileira tem avaliação semelhante: 68% enxergam atuação voltada a interesses próprios e 27% acreditam que trabalha em favor do povo. Já em relação ao presidente da República, 59% avaliam que suas ações beneficiam a si mesmo e 38% dizem que ele atua em prol dos cidadãos.




06/08/2025 – Juventude FM

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIOJUVENTUDE_OFICIAL

(32) 3462-7457

milton.juventude95@gmail.com
ZAP : (32) 98702-1883

NO AR:
NOSSA MANHÃ - JUVENTUDE FM