NOTÍCIAS


Linhas de ônibus passam por fiscalização na Zona Sul para garantir direito à gratuidade de idosos

A Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SEMESQV) realizou, nesta quarta-feira (9), uma operação para fiscalizar o cumprimento do direito à gratuidade em ônibus para pessoas idosas. A ação, que conta com apoio da Guarda Municipal, ocorre na altura da Praça Serzedelo Corrêa, em Copacabana, na Zona Sul.
Equipes estiveram no local realizando abordagens educativas, distribuindo materiais informativos e ouvindo relatos da população idosa. Além disso, foram monitoradas as condições de acessibilidade dos coletivos, a conduta dos profissionais do transporte e o atendimento prestado aos passageiros acima de 60 anos.

“Nosso compromisso é garantir que os direitos dos idosos sejam respeitados na prática. O transporte gratuito não é um favor, é uma conquista assegurada por lei e que precisa ser cumprida todos os dias”, destaca o Secretário Felipe Michel.
Segundo a pasta, cerca de 23 a 25 denúncias por dia são registradas através do número do Rio Cuidadoso (21 975338831).
A ação tem como base o Estatuto do Idoso, que assegura a gratuidade nos transportes coletivos públicos urbanos e semiurbanos a cidadãos com 65 anos ou mais, mediante apresentação de documento de identidade com foto. A iniciativa busca reforçar esse direito, combater eventuais práticas abusivas e orientar tanto os idosos quanto os motoristas e cobradores sobre a importância do respeito à legislação.

“Vovós espiãs”
Para garantir o cumprimento da lei do idoso, a secretaria tem contado com uma ajuda estratégica: utiliza idosas como “espiãs”, para flagrar os motoristas que não param nos pontos e desrespeitam a gratuidade na passagem.

E essas passageiras nada comuns — as vovós espiãs — usam disfarces e, por isso, não podem mostrar os seus rostos. Elas ficam nos pontos fazendo sinal para os motoristas. Quando um deles passa direto, é abordado logo a frente por uma equipe de fiscalização que os aguarda no ponto seguinte. São alertados pelas vovós, via celular, que enviam o número da linha e do ônibus que desrespeitou o sinal de parada.
Em seguida, os agentes abordam o motorista informando sobre a operação e alertam que, em uma próxima vez, será multado. Já os que param devidamente no ponto são parabenizados pelos agentes e recebem um selo (adesivo) de “Motorista que Faz a Diferença”.




10/07/2025 – Juventude FM

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIOJUVENTUDE_OFICIAL

(32) 3462-7457

milton.juventude95@gmail.com
ZAP : (32) 98702-1883

NO AR:
- JUVENTUDE FM