O Fluminense bateu na trave no sonho de chegar à final do Mundial de Clubes. Na tarde desta terça-feira (8), o time carioca não teve forças para superar o Chelsea e foi derrotado pelos ingleses por 2 a 0, em semifinal disputada no MetLife Stadium, em Nova Jersey. Os dois gols foram marcados pelo atacante João Pedro, cria da base tricolor e que castigou a equipe de Renato Gaúcho com a famosa “lei do ex”.
Agora, o Fluminense volta a pensar no Campeonato Brasileiro. O próximo desafio será no dia 17, contra o Cruzeiro, no Maracanã. Já o Chelsea aguarda o vencedor do duelo entre PSG e Real Madrid, que acontece nesta quarta (9), às 16h (de Brasília). A decisão do Mundial será no próximo domingo (13), às 16h, também em Nova Jersey.
O time do Fluminense se mostrou nervoso no início do jogo e viu o Chelsea ser superior no primeiro tempo. O time inglês começou ameaçando duas vezes com Enzo Fernández, mas só foi chegar ao gol com 17 minutos. E com direito a “lei do ex”. João Pedro, cria de Xerém, aproveitou o erro de Cano na saída de bola e trabalhou com Pedro Neto, que cruzou para a área. Após o corte de Thiago Silva, a revelação do Fluminense ajeitou na entrada da área e acertou um lindo chute no ângulo de Fábio, abrindo o placar para o Chelsea.
Depois da parada para hidratação, Renato Gaúcho conseguiu fazer bons ajustes no Fluminense, que buscou uma reação. A melhor chance veio dos pés de Hércules, que tabelou com Cano, invadiu a área e tocou por baixo das pernas do goleiro Sánchez, mas viu Cucurella tirar a bola em cima da linha.
Na reta final, o árbitro François Letexier marcou pênalti para o Tricolor após o zagueiro Chalobah tocar com a mão na bola. Porém, voltou atrás em sua decisão após rever o lance por recomendação do VAR, que entendeu o movimento como “natural”, revoltando o time brasileiro.
No segundo tempo, as mudanças de Renato Gaúcho não deram certo e o Fluminense teve dificuldades para ameaçar o Chelsea, que aumentou ainda mais sua superioridade. Aos 10 minutos, o Chelsea recuperou a bola em um novo erro de passe do time carioca, dessa vez com Bernal, e acionou João Pedro mais uma vez. O camisa 20 invadiu a área em velocidade e soltou uma bomba para vencer Fábio, marcando o segundo gol dele e dos ingleses na partida.
Após o Chelsea ampliar o placar, o Fluminense até ocupou mais o campo de ataque, mas não mostrou poder de reação e nem conseguiu criar uma chance clara de gol para dar esperança de que buscaria o resultado. O Chelsea, por sua vez, teve oportunidades para ampliar com Nkunku e Nicolas Jackson, mas não conseguiu aproveitá-las. Mesmo assim, os Blues avançaram com a vitória por 2 a 0.
FLUMINENSE 0 X 2 CHELSEA
Local: MetLife Stadium (Nova Jersey, EUA)
Árbitro: François Letexier
Assistentes: Cyril Mugnier e Mehdi Rahmouni
FLUMINENSE: Técnico: Renato Gaúcho. – Fábio; Ignácio, Thiago Silva e Thiago Santos (Keno); Guga, Bernal (Lima), Hércules (Canobbio), Nonato (Soteldo) e Renê; Arias e Germán Cano (Everaldo).
CHELSEA: Técnico: Enzo Maresca. – Robert Sánchez; Gusto (James), Chalobah, Adarabioyo e Cucurella; Caicedo, Enzo Fernández (Dewsbury-Hall) e Cole Palmer; Pedro Neto (Madueke), Nkunku (Andrey Santos) e João Pedro (Nicolas Jackson).
Gols: João Pedro (17’/1ºT e 10’/2ºT)
Cartões amarelos: FLU: Nonato e Soteldo; CHE: Robert Sánchez