No sábado (3), o Botafogo perdeu para o Bahia por 1 a 0 na Arena Fonte Nova, em partida válida pela sétima rodada do Brasileirão. Cauly fez o único gol do jogo, no primeiro tempo, após uma grande jogada individual de Erick Pulga, um dos destaques do campeonato. Com o resultado, o segue sem vencer fora de casa na competição. Até aqui, ao contar o resultado desta noite, são três derrotas e um empate.
O Glorioso também caiu na tabela do Campeonato Brasileiro. A equipe de Renato Paiva soma oito pontos e ocupa a 11ª posição.
Agora, o Botafogo volta as atenções para a Libertadores. O próximo compromisso será contra o Carabobo, às 19h de terça-feira, no Estádio Misael Delgado, em Valência, na Venezuela. A partida é válida pela quarta rodada do Grupo A da competição continental.
O jogo
O Botafogo sentiu falta de Savarino, que está lesionado, e sofreu no primeiro tempo para concluir melhor quando chegava no terço final. O Glorioso até conseguia trocar passes para chegar neste setor do campo, mas não exigiu muito de Marcos Felipe durante a etapa inicial.
O Bahia, por sua vez, valorizou a posse de bola e trocava passes para criar espaços e atacar o Botafogo. E mesmo com os desfalques do zagueiro Alexander Barboza e do volante Gregore, o Alvinegro conseguia se defender.
A partida caminhava para um empate sem gols no intervalo, mas a qualidade de Erick Pulga, um dos destaques do Brasileirão, apareceu, e o Glorioso ficou em desvantagem no marcador aos 39 minutos. O atacante foi acionado pelo lado esquerdo, passou fácil por Newton e Marlon Freitas, invadiu a área e tocou na medida para Cauly, que apareceu na pequena área para balançar as redes.
No segundo tempo, o Botafogo levou um susto logo aos seis minutos. Isso porque o Bahia marcou após Cuiabano tentar um chutão da pequena área para afastar o perigo, a bola explodir em Lucho Rodríguez e entrar. Para sorte dos cariocas, o VAR pegou impedimento no lance.
Ainda assim, o lance todo ilustrou o que vinha sendo a partida naquele momento. O Glorioso perdeu a bola na entrada da área, e o Bahia mostrou qualidade para puxar o contra-ataque e construir um lance perigoso.
O Botafogo só melhorou em campo depois da entrada de Alex Telles no lugar de Patrick de Paula, o que “empurrou” Cuiabano para frente. O camisa 13, inclusive, foi o responsável pela primeira grande chance do Botafogo na etapa complementar. Numa cobrança de falta, obrigou o goleiro Marcos Felipe a fazer uma defesa com o rosto.
A partir daí, o Glorioso passou a ter mais volume ofensivo. E mesmo com alguns vacilos na tomada de decisão, o Bota teve uma chance clara com Artur, que ficou cara a cara com Marcos Felipe, mas o atacante desperdiçou.
Renato Paiva fez outras mexidas, com as entradas de Jeffinho, Nathan Fernandes, Rwan Cruz e Mateo Ponte, para buscar o empate. Apesar do volume, faltou criatividade para realmente trazer perigo. Depois da oportunidade do Artur, o Botafogo praticamente não assustou.
Na reta final da partida, John escapou de ser expulso em um lance confuso. Jean Lucas ficou cara a cara com o goleiro e finalizou de cavadinha. Nathan Fernandes estava na cobertura, mas o camisa 12 do Botafogo colocou a mão na bola. O árbitro apresentou o cartão vermelho num primeiro momento, mas trocou pelo amarelo após rever a jogada no monitor do VAR.
Ficha técnica
Bahia x Botafogo
Data e hora: 03/05/2025, às 21h
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP)
Cartões amarelos: Caio Alexandre e Erick (BAH) / Newton, Mateo Ponte, John e Marçal (BOT)
Cartões vermelhos: –
Gols: Cauly (1-0) (39’/1ºT)
BAHIA (Técnico: Rogério Ceni)
Marcos Felipe; Erick, Santiago Mingo, David Duarte e Luciano Juba; Caio Alexandre (Acevedo, 17’/2ºT), Jean Lucas, Cauly (Michel Araújo, 35’/2ºT) e Everton Ribeiro (Ademir, 17’/2ºT); Erick Pulga e Lucho Rodríguez (Willian José, 17’/2ºT).
BOTAFOGO (Técnico: Renato Paiva)
John; Vitinho (Mateo Ponte, 25’/2ºT), Jair, David Ricardo e Cuiabano (Nathan Fernandes, 25’/2ºT); Newton, Marlon Freitas e Patrick de Paula (Alex Telles, 12’/2ºT); Artur, Igor Jesus e Mastriani (Rwan Cruz, 25’/2ºT).