O Fluminense estreou com vitória na Sul-Americana 2025. Com gol de Germán Cano, que se tornou o maior artilheiro do clube carioca em competições internacionais, o Tricolor venceu o Once Caldas por 1 a 0, nesta terça-feira (1), no Estádio Palogrande, em Manizales, na Colômbia, pela 1ª rodada da fase de grupos.
Com a vitória, o Fluminense somou os três primeiros pontos na Sul-Americana. O Tricolor volta a campo no próximo domingo (6), às 16h (de Brasília), contra o Bragantino, no Maracanã, pela 2ª rodada do Brasileirão. Já o segundo compromisso na competição continental será contra o San José, da Bolívia, dia 10, em casa.
O Fluminense não teve vida fácil na estreia na Sul-Americana. No primeiro jogo após a saída do técnico Mano Menezes, o Tricolor começou a partida meio fora de órbita e viu o Once Caldas criar oportunidades, mas o goleiro Fábio fez boas defesas e salvou a equipe tricolor.
O meio-campo do Fluminense teve dificuldades na criação. Com três volantes em campo, faltou alguém com capacidade de armação no último terço do campo. Para a sorte tricolor, Arias conseguiu tirar uma jogada da cartola e encontrou Cano, que acertou bela cabeçada, aos 30, para abrir o placar.
Com a vantagem no placar, o Fluminense recuou as linhas e deu campo para o Once Caldas. O time da casa teve mais volume, mas não chegou a fazer uma pressão. Já o Tricolor, por sua vez, tentou explorar o contra-ataque e teve a chance mais perigosa, mas Lezcano acertou a trave.
Nos minutos finais, as equipes trocaram contragolpes e encontraram espaços, mas pecaram na tomada de decisão. O Fluminense teve uma grande oportunidade em contra-ataque puxado por Everaldo, mas o camisa 9 se embolou na frente do goleiro. No último lance, Fábio salvou o Flu e garantiu a vitória.
Once Caldas (COL) x Fluminense
Copa Sul-Americana – 1ª rodada da fase de grupos
Data: 01/04/2025
Local: Estádio Palogrande, em Manizales, Colômbia
Once Caldas: Aguirre; Juan Cuesta, Cardona, Malagón e Patiño; Rojas, Alejandro García (Zuleta) e Mateo García (Castaño); Zapata (Palacios), Barrios (Contreras) e Daryo Moreno. Técnico: Hernán Herrera
Fluminense: Fábio; Guga (Samuel Xavier), Thiago Silva, Freytes e Renê; Martinelli, Hércules (Bernal) e Lima (Lezcano); Arias, Canobbio (Serna) e Cano (Everaldo). Técnico: Marcão
Árbitro: Maximiliano Ramirez (ARG)
Assistentes: Maximiliano del Yesso (ARG) e Jose Savorani (ARG)
VAR: Nicolas Lamolina (ARG)
Gols: Cano, aos 30′ do 1ºT (0-1)
Cartões amarelos: Juan Cuesta, Alejandro García, Mateo García e Patiño (ONC); Canobbio e Martinelli (FLU)