Clubes da Libra, liga que reúne clubes das Séries A, B e C do Brasileirão, publicaram uma nota de repúdio ao presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, que fez comentário preconceituoso na última segunda-feira no sorteio da Libertadores. O comunicado, no entanto, não foi assinado pelo Flamengo.
Antes do sorteio dos grupos da Libertadores, questionado sobre o risco de boicote dos clubes brasileiros ao torneio devido aos constantes casos de racismo, Domínguez afirmou que a competição sem as equipes do Brasil é como “Tarzan sem Chita”. A fala provocou revolta em dirigentes.
A nota assinada por 16 clubes afirma que a declaração “traz à tona o evidente preconceito enraizado no ambiente do futebol, reforça estereótipos racistas, perpetua a desumanização de pessoas negras, além de demonstrar total insensibilidade em relação a temas de extrema urgência, como o combate ao racismo e a promoção da diversidade no futebol”.
Veja a nota da Libra sobre Alejandro Domínguez:
“Os clubes brasileiros Atlético-MG, Bahia, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo, Vitória, Ferroviária, Paysandu, Remo, Volta Redonda, ABC, Brusque, Guarani e Sampaio Corrêa – membros da LiBRA – vêm a público manifestar seu profundo repúdio às declarações do presidente da CONMEBOL, Alejandro Domínguez, que, ao comparar a possível ausência das equipes brasileiras na Copa Libertadores a “Tarzan sem Chita”, utilizou uma analogia de evidente cunho racista e preconceituoso.
A gravíssima declaração de Dominguez traz à tona o evidente preconceito enraizado no ambiente do futebol, reforça estereótipos racistas, perpetua a desumanização de pessoas negras, além de demonstrar total insensibilidade em relação a temas de extrema urgência, como o combate ao racismo e a promoção da diversidade no futebol.
Os clubes brasileiros reafirmam seu compromisso com a luta contra o racismo e com a promoção de um futebol inclusivo e respeitoso. Não aceitaremos calados nenhum tipo de discriminação, seja em campo, nas arquibancadas ou nas declarações de dirigentes.”
Assinaram a nota: Atlético-MG, Bahia, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo, Vitória, Ferroviária, Paysandu, Remo, Volta Redonda, ABC, Brusque, Guarani e Sampaio Corrêa.