O assentamento Olga Benario, na comunidade Kanegae, em Tremembé (SP), foi invadido por volta de 23h de sexta-feira, 10, possivelmente por membros do crime organizado. O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, confirmou o ataque na manhã deste sábado, 11, na rede social X.De acordo com as informações, oito pessoas ficaram feridas e duas morreram.
“Um crime gravíssimo aconteceu nesta madrugada. Um grupo de criminosos invadiu o assentamento Olga Benario, no município de Tremembé, estado de São Paulo, e balearam 8 assentados, levando à óbito os assentados Valdir do Nascimento e o jovem Gleison Barbosa Carvalho. Os demais estão feridos no hospital”, escreveu.
Nas redes sociais, o Movimento Sem Terras (MST) lamentou as duas mortes e confirmou que, entre os feridos, tinham crianças e pessoas idosas. Os sobreviventes estão em estado de saúde grave e serão submetidos a cirurgia.
“Neste momento de profunda dor, o movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra se indigna perante a violência e a falta de políticas públicas de segurança nos territórios, que põem a vida de tantos em constante risco.”
O ministro afirmou que entrou em contato com o secretário de segurança pública de São Paulo, Guilherme Muraro Derrite e solicitou as providências para a investigação dos autores e a prisão deles.