Lexa, de 29 anos, e o ator Ricardo Vianna, de 32, estão de luto após a perda da filha, Sofia, que faleceu três dias após o nascimento. A bebê nasceu prematuramente no dia 2 de fevereiro, mas não resistiu às complicações decorrentes de um quadro grave de pré-eclâmpsia enfrentado por Lexa durante a gestação, uma condição caracterizada pela hipertensão arterial e que pode gerar riscos tanto para a mãe quanto para o bebê.
“Dia 02/02, às 15:03, o nosso milagre nasceu! Dia 05/02, minha filha amada nos deixou. Um luto e uma dor que eu nunca tinha visto igual. Vivi os dias mais difíceis da minha vida. Eu senti cada chutezinho, eu conversei com a barriga, eu idealizei e sonhei tantas coisas lindas para gente… Foram 25 semanas e quatro dias de uma gestação muito desejada!”, escreveu Lexa nas redes sociais, nesta segunda-feira (10).
A artista detalhou os dias de luta no hospital e os esforços médicos para manter a gestação e a própria vida dela. “Uma pré-eclampsia precoce com síndrome de HELLP, 17 dias de internação, Clexane, mais de 100 tubos de sangue na semi-intensiva e 3 na UTI sulfatando e lutando pelas nossas vidas, minha filha”.
Apesar de ter seguido todas as recomendações médicas, Lexa revelou que o avanço da doença comprometeu seus órgãos, tornando a situação extremamente grave. “Lembro da última noite grávida, eu não conseguia dormir e você mexeu a noite toda, você sabia me acalmar como ninguém, eu rezei tanto e implorei tanto para que tudo desse certo, eu cantei para barriga, fiz playlist de parto… Tomei AAS e cálcio na gestação toda, fiz um pré-natal perfeito, fiz tudo, mas minha pré-eclampsia foi muito precoce, extremamente rara e grave… O meu fígado começou a comprometer, os meus rins e o doppler da minha bebezinha também… Mais um dia e eu não estaria aqui para contar nem a minha história nem a dela.”
Ao lado do marido, Lexa tenta encontrar forças para seguir em frente. “Agora estou buscando um rumo na minha vida, uma parte de mim se foi. Te carregar nos últimos minutos de vida tão vivos na minha cabeça. Você é, foi e sempre será a ‘minha Sosso’. Ricardo Vianna, te amo demais, vivemos os dias mais desafiadores das nossas vidas juntos e fortes, ver nossa filha na incubadora linda e lutando pela vidinha dela ficará para sempre nas nossas memórias.”
A cantora também fez questão de agradecer à família, aos profissionais de saúde e às mensagens de apoio que recebeu. “Minha família amada, obrigada por todo apoio, @dracamilamartin sei que fez o possível e impossível por nós, e toda a equipe @hmsantajoana o meu muito obrigada por todo o carinho e acolhimento. Obrigada a todos pelas orações”, escreveu.
A artista ainda falou sobre a sensação de enterrar a filha. “Eu não tenho forças nem para andar, parecia que cada pá de terra no seu enterro era como se a minha vida e os meus sonhos estivessem indo junto, meus seios cheios de leite, sem conseguir pensar em nada direito, mas eu creio nos teus planos Senhor. Sofia, te amarei eternamente minha filha amada, espero te honrar muito, eu sei que um dia vamos nos reencontrar em um lugar lindo… Espera que a mamãe vai te dar mais colo.”
No dia 5 de fevereiro, a família de Lexa fez um apelo nas redes sociais por orações. “Gostaríamos de pedir uma corrente de oração de todo o seu coração… rezem pela Sofia”, postou a cantora. Sua mãe, Darlin Ferrattry, também se manifestou: “Eu imploro, peçam a Deus pela Sofia Vianna Araújo e pela Lexa.”
A pré-eclâmpsia, que levou ao nascimento prematuro de Sofia, é uma condição grave que pode causar complicações sérias para a mãe e o bebê. Caracterizada pelo aumento da pressão arterial após a 20ª semana de gestação, pode levar ao desprendimento da placenta e ao nascimento prematuro, aumentando os riscos para o recém-nascido.